Como o Ano Novo 2022 é comemorado no mundo? Tradições e curiosidades.

Um dos aniversários mais emocionantes nos cinco continentes é certamente aquele que festeja o final do ano e saúda a chegada do novo.
É realmente uma festa sem fronteiras e, levando em consideração os diferentes calendários adotados no mundo, inclui uma infinidade de formas de celebrá-la.
Mas como o Ano Novo de 2022 é comemorado em todo o mundo?
Aqui estão alguns costumes:
Na Espanha, por exemplo, é celebrado de forma muito semelhante à Itália, embora aqui prevaleça o costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio Puerta del Sol.
Madrid, então no momento do brinde a frase "Arriba, abajo, al centro y pa 'dentro" é formulada enquanto se bebe tudo de um só gole.
Na Itália costuma-se dar as boas-vindas ao novo ano jantando com cotechino e lentilhas: as crenças populares querem que sejam auspiciosos e tragam dinheiro, sem esquecer obviamente o brinde da meia-noite ao beijo romântico dos casais sob um ramo de visco. Vamos agora ver uma breve revisão de quais são as tradições do mundo.



Na Alemanha, onde todos os alemães se vestem como se fosse um carnaval, o Ano Novo é saudado com um brinde com o Feuerzangenbowle, a bebida da fraternidade e associações estudantis à base de vinho tinto, canela, cravo, casca de laranja e rum; nas regiões protestantes há o costume de comer arenque defumado, também considerado um excelente expediente para fazer com que os efeitos do álcool passem mais rapidamente.
Na Inglaterra, na virada do ano, come-se peru recheado com castanhas e pudim de natal, sobremesa típica de colher feita com ovos, amêndoas, frutas cristalizadas, rum e especiarias, servida flambeada e geralmente decorada com azevinho.
Além disso, na virada do ano os britânicos se divertem com inúmeras brincadeiras, como pular dentro de um círculo formado por 13 velas vermelhas dispostas no chão sem apagar nenhuma e, por fim, comer uma maçã suspensa por um fio sem apagar a vela inserida na outra extremidade.
Em Londres, os 12 toques do Big Ben anunciam o ano novo com uma queima de fogos como nenhuma outra! Os incêndios começam na London Eye, na roda-gigante, no próprio Big Ben e no rio Tamisa!


Imagens gratuitas di Ano Novo

imagem com texto 2022 e relógio que marca quase meia-noite para comemorar a chegada do ano novo.
Imagem com grande texto 2022 com relógio marcando quase meia-noite para comemorar a chegada do ano novo


Na Dinamarca, na véspera de Ano Novo, os dinamarqueses fazem uma matança de pratos; aqui, aliás, a tradição de destruir louças todos os fins do ano é muito difundida e no dia seguinte todos se pegam a recolher os cacos desta boa noite.
O motivo desse gesto incomum é a amizade; na verdade, parece que o número de amigos com os quais cada dinamarquês pode contar no ano que acaba de chegar é diretamente proporcional ao número total de pratos amassados em pedaços.
Na Grécia, no último dia do ano, São Basílio é comemorado levando presentes para as crianças.
Neste dia especial, cada hóspede que cruzar a soleira da casa deve quebrar uma romã jogando-a no chão e quanto mais grãos espalharem, mais sorte terá o proprietário. À mesa come-se a vassilopitta, o clássico bolo de San Basilio, um pão doce que esconde uma moeda de ouro ou prata: quem a encontrar terá um ano de sorte e prosperidade.
Entre as sobremesas consumidas nesta ocasião, estão os kurabiedes (frutos secos e doces) e os melomakarona (biscoitos recheados com mel ou calda), todos acompanhados de kalanta, as tradicionais canções natalícias gregas.
Na Rússia eles não perdem nada e comemoram o Ano Novo duas vezes: em 31 de dezembro de acordo com o calendário gregoriano e em 13 de janeiro de acordo com o calendário juliano.
No dia 31, todos na praça aguardam os sinos da Torre Spasskaja do Kremlin para dançar e comer (a especialidade local são ameixas secas recheadas com avelãs cobertas com creme de leite).
Aqui, é claro, tudo é acompanhado de champanhe e vodca gelada.
Outro costume típico é abrir a porta da frente na décima segunda tacada para deixar o ano novo entrar.
Na Praça Vermelha os fogos de artifício são acompanhados pelo tradicional concerto, duram cerca de 30 minutos e garantem uma queima de fogos!
No Japão, Toshigami, a divindade do ano novo, é celebrada com a dedicação à limpeza doméstica.
As celebrações propriamente ditas acontecem de 31 a 3 de janeiro (Shogatsu), período do ano em que se agradece aos deuses que protegem as plantações e se dá as boas-vindas aos espíritos dos antepassados.
Por ocasião desse aniversário, costuma-se exibir na entrada das casas enfeites de ramos de pinho e bambu (kadomatsu) e enfeites de fios de palha (shime-kazari).
Ao bater da meia-noite, os sinos dos templos budistas dobram 108 vezes, o mesmo número que os elefantes de Bonō para confessar todos os pecados dos homens.

imagem animada brilhante com texto elegante de feliz ano novo 2022 para compartilhar
imagem animada brilhante com texto elegante de feliz ano novo 2022 para compartilhar para seus desejos especiais.



Na América do Sul, todos nos vestimos de amarelo, a cor do ouro, do sol e da luz. Aqui também se comem 12 uvas pretas e o chefe da família joga o conteúdo de uma taça de vinho para evitar o azar.
No México, o fogo é aceso e apagado o dia todo jogando pedras, pilões ou conchas de madeira nas chamas.
Na Guatemala, as pessoas se vestem com roupas novas na noite de 31 de dezembro, em sinal de riqueza, e comem uma uva a cada hora, das 12 à meia-noite (para um total de 12 grãos), com o ritual fazer um pedido para cada grão.
Também aqui os fogos de artifício começam ao pôr-do-sol e terminam ao amanhecer.
Nos Estados Unidos, a cidade de Nova York, com suas mil luzes, tornou-se com o tempo um símbolo do mundo real para as celebrações do Ano Novo.
No Times Square uma bola de cristal de 5.386 quilos (uma das mais pesadas do mundo) marca os últimos 60 segundos do ano que está passando.
Na China, o Ano Novo, também conhecido como Festival da Primavera, não coincide com o nosso Ano Novo, mas a data, que segue o calendário lunar, pode variar de 21 de janeiro a 19 de fevereiro de acordo com nosso calendário gregoriano. As festividades duram 15 dias e terminam com o famoso festival das lanternas.
Durante o Ano Novo Chinês vestimo-nos de vermelho, uma cor propiciatória que, segundo a antiga lenda chinesa, parece assustar, junto com ruídos altos, o monstro mitológico chamado Nian, que uma vez a cada 12 meses saía de sua toca para devorar seres humanos.
Também em Taiwan o Ano Novo é comemorado duas vezes: o Ocidental, em 31 de dezembro, e o Chinês, em fevereiro.
Aqui, a exibição de fogos de artifício é realmente impressionante: as paredes do arranha-céu Taipei 101 disparam fogos de artifício sem parar!
O maior show de fogos de artifício do mundo acontece em Dubai! 500 mil fogos de artifício explodiram de 400 lugares diferentes, perfeitamente sincronizados e com luzes, formas e cores para ficar em transe!
Todos os anos na Austrália, no meio do verão australiano, Sydney encontra cerca de 2 milhões de pessoas.
Uma enorme exibição surge na Sydney Harbour Bridge, tendo como pano de fundo a famosa Opera House: ao bater da meia-noite começa uma queima de fogos que se prolonga por cerca de 20 minutos e que ilumina a baía "de dia" deixando espaço para uma noite de shows na cidade e… nas praias.
Encerramos nossa breve crítica com Cingapura, onde em Marina Bay, um lugar designado para comemorar, nos encontramos para assistir a shows de luzes e fogos de artifício.
Mas o verdadeiro show são milhares de desejos escritos em papel que são lançados no céu.
Após a contagem regressiva, começam as comemorações, compostas por festas e shows.




Não encontrou seus desejos perfeitos? Aqui está uma lista com outras idéias para suas mensagens de boas festas